Em que sentido poderia ter ocorrido tal traição? Teria alguma relação com a Holanda? Ou mesmo com o fato de não ter mais validade o Tratado de Tordesilhas?
Tem muitas coisas legais e importantes no vídeo, mas o que eu achei mais interessante foi a colonização da região Sul. A participação dos bandeirantes (foram aquelas pessoas que entraram nas matas em busca de índios e ouro) na colonização, e, que os paulistas viviam isolados do litoral, sem dinheiro para comprar escravos, plantando apenas para o consumo próprio e com muitos índios. Por isso, desenvolveram uma vida própria, pouco ligada a metrópole portuguesa, e como tinham uma vida muito difícil resolveram entrar para o sertão e foram procurar riquezas, com isso formaram as bandeiras. Os rios ajudaram muito os bandeirantes a entrarem o sertão principalmente o Rio Tietê.
E o interessante é você notarem que havia bandeirantes castelhanos além dos de origem portuguesa. Aqui está um exemplo de uma comunidade formada por um bandeirante castelhano: http://www.connhecer.tur.br/cidades/cidade.php?id=2329 Abraço
Achei muito interessante a história da cidade de São Tiago, tanto relacionado aos bandeirantes que fundaram a cidade, e também pelo fato da cidade ser chamada como a ''Terra do Café com Biscoito''.
Já fui em Tiradentes e lá é muito bonito. Tem a Maria Fumaça, a Matriz de Santo Antônio, (que foi construída em 1710 e é a segunda igreja em ouro no Brasil), o Chafariz São José (foi construído em 1749) e entre outros monumentos.
E em São Tiago o projeto do Café com Biscoito, é tão importante que viabilizou a expansão sócio-econômica do município. Também ajudou a cidade a fazer parte da Trilha dos Inconfidentes e da Estrada Real.
Gostaria de destacar a expansão da pecuária e a prática do churrasco no sul de nosso país. Sei que vai dar água na boca, dependendo do horário que você tiver acessando o blog, mas deixo aqui um link com essa história para expandir ainda mais o conhecimento de vocês.
Achei muito interessante. Principalmente quando fala que no final do século XVII o churrasco tornou-se uma prática mais comum e foram sendo criadas novas técnicas para seu preparo. Como, em vez de usar-se a cinza, passou-se a temperar a carne com a carona (duas abas de couro que se colocam embaixo da sela do cavalo). Muito legal a história do churrasco.
Muito interessante esse vídeo. Ele fala muita coisa sobre a expansão territorial da colonização portuguesa.
ResponderExcluirE o que você destacaria para nós?
ResponderExcluirO Brasil é tão grande quanto o numero de povos que o colonizou. Cada povo com seus objetivos e ambições.
ResponderExcluirGostei muito!
Por traz da união ibérica existia algum tipo de "traição" entre as metrópoles Portugal e Espanha?
ResponderExcluirEm que sentido poderia ter ocorrido tal traição? Teria alguma relação com a Holanda? Ou mesmo com o fato de não ter mais validade o Tratado de Tordesilhas?
ExcluirTem muitas coisas legais e importantes no vídeo, mas o que eu achei mais interessante foi a colonização da região Sul. A participação dos bandeirantes (foram aquelas pessoas que entraram nas matas em busca de índios e ouro) na colonização, e, que os paulistas viviam isolados do litoral, sem dinheiro para comprar escravos, plantando apenas para o consumo próprio e com muitos índios. Por isso, desenvolveram uma vida própria, pouco ligada a metrópole portuguesa, e como tinham uma vida muito difícil resolveram entrar para o sertão e foram procurar riquezas, com isso formaram as bandeiras. Os rios ajudaram muito os bandeirantes a entrarem o sertão principalmente o Rio Tietê.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirE o interessante é você notarem que havia bandeirantes castelhanos além dos de origem portuguesa.
ResponderExcluirAqui está um exemplo de uma comunidade formada por um bandeirante castelhano:
http://www.connhecer.tur.br/cidades/cidade.php?id=2329
Abraço
Achei muito interessante a história da cidade de São Tiago, tanto relacionado aos bandeirantes que fundaram a cidade, e também pelo fato da cidade ser chamada como a ''Terra do Café com Biscoito''.
ExcluirPois é... vale a pena ir lá conferir em um desses feriados. E mais, lá é perto de São João Del Rey, Tiradentes.....
ExcluirJá fui em Tiradentes e lá é muito bonito. Tem a Maria Fumaça, a Matriz de Santo Antônio, (que foi construída em 1710 e é a segunda igreja em ouro no Brasil), o Chafariz São José (foi construído em 1749) e entre outros monumentos.
ExcluirE em São Tiago o projeto do Café com Biscoito, é tão importante que viabilizou a expansão sócio-econômica do município. Também ajudou a cidade a fazer parte da Trilha dos Inconfidentes e da Estrada Real.
ExcluirPessoal,
ResponderExcluirGostaria de destacar a expansão da pecuária e a prática do churrasco no sul de nosso país. Sei que vai dar água na boca, dependendo do horário que você tiver acessando o blog, mas deixo aqui um link com essa história para expandir ainda mais o conhecimento de vocês.
http://aculinariaeaocupacaodobrasil.pbworks.com/w/page/1365162/Churrasco
Abraços
Achei muito interessante. Principalmente quando fala que no final do século XVII o churrasco tornou-se uma prática mais comum e foram sendo criadas novas técnicas para seu preparo. Como, em vez de usar-se a cinza, passou-se a temperar a carne com a carona (duas abas de couro que se colocam embaixo da sela do cavalo). Muito legal a história do churrasco.
ExcluirBem interessante!
ResponderExcluirConte para nós o que te chamou a atenção na informação.
ResponderExcluirAbraços
Além de São Tiago, alguém conhece outra cidade fundada por bandeirantes espanhóis no Brasil?
ResponderExcluiré de interesse desse site paródias que dizem sobre temas da ATUALIDADE brasileira, se sim, tenho coisas muito interessantes para mostrar...
ResponderExcluirOlá, boa tarde.
ExcluirCom certeza, serão bem vindas suas contribuições. Se você quiser, poste ai seu endereço. Se for o caso, abrirei um espaço para atualidades.
Abraço