8 ano

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

O samba canta a Primeira República

Olá pessoal, bom dia.

Ainda falando em Carnaval, em 1934, o compositor Noel Rosa e Vadico escreveram um samba denominado o Feitiço da Vila:

Quem nasce lá na Vila
Nem sequer vacila
Em abraçar o samba
Que faz dançar os galhos,
Do arvoredo e faz a lua,
Nascer mais cedo.

Lá, em Vila Isabel,
Quem é bacharel
Não tem medo de bamba.
São Paulo da café,
Minas da leite,
E a Vila Isabel da samba.

A vila tem um feitiço sem farofa
Sem vela e sem vintém
Que nos faz bem
Tendo nome de princesa
Transformou o samba
Em um feitiço decente
Que prende a gente

O Sol da Vila é triste
Samba não assiste
Porque a gente implora:
"Sol, pelo amor de Deus,
não vem agora
que as morenas
vão logo embora

Eu sei tudo o que faço
sei por onde passo
paixão não me aniquila
Mas, tenho que dizer,
modéstia a parte
meu senhores... Eu sou da Vila!

http://www.letras.com.br/#!noel-rosa/feitico-da-vila

Então, lendo a letra, o samba nos fornece quais aspectos da Primeira República?Além de responder, poste um samba que forneça outra característica desta época e faça a mesma pergunta para os colegas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário